skip to Main Content

Ablação Nervosa no Quadril

O que é ablação nervosa no quadril?

A ablação nervosa no quadril é um procedimento no qual é feita uma lesão nas terminações nervosas (parte final dos nervos) que dão sensibilidade para as articulações dos quadris, com auxílio de agulhas conectadas a pequenas correntes elétricas.

Essas terminações nervosas são as responsáveis por levarem os estímulos dolorosos das articulações para nosso sistema nervoso central, que é a parte do nosso organismo que realmente “sente as dores” do nosso corpo.

Esse procedimento é também chamado de radioablação nervosa, ablação por radiofrequencia ou neuromodulação.

Ablação nervosa no quadril | Dr. Felipe Bessa
Imagens de radioscopia intra-operatória durante a radioablação nervosa do quadril direito. A primeira imagem mostra o procedimento sendo feito em ramos do nervo femoral e a segunda imagem em ramos do nervo obturatório, responsáveis pela sensibilidade anterior no quadril.

Em que situações a radioablação está indicada?

A radioablação nervosa está indicada nas seguintes situações:

O que esperar da ablação nervosa no quadril?

Tal procedimento gera alívio temporário da dor articular, ao promover um fenômeno de neuromodulação, no qual o estímulo doloroso para de ser levado ao nosso cérebro, sem interferir com a função motora (responsável pelos movimentos) dessas articulações. O alívio é variável entre pacientes, podendo durar até 2 anos.

É realizado sob sedação no Centro Cirúrgico, sem desconforto para o paciente, que recebe alta no mesmo dia do procedimento.

Concomitantemente a esse procedimento, pode ser feita a viscossuplementação da articulação com artrose, procedimento no qual se faz infiltração com ácido hialurônico na articulação degenerada, auxiliando ainda mais no tratamento da dor e disfunção articular.

Como é a recuperação?

O paciente submetido ao bloqueio nervoso recebe alta para casa no mesmo dia do procedimento, por volta de 3 horas após. Tem restrições leves nos primeiros dias, podendo andar já no momento da alta para casa.

O tratamento ideal deve ser individualizado e definido após uma avaliação médica criteriosa.
Consulte um especialista em quadril.

Referências
Mayo Clinic
OrthoInfo (Academia Americana de Ortopedia)

FAQ

1. Como bloquear o nervo?

Realiza-se o bloqueio de nervo com agulhas que emitem ondas elétricas que causam uma destruição temporária das terminações nervosas que levam o estímulo doloroso da articulação com lesão para o cérebro. Ao final, aplica-se medicações analgésicas, para promover alívio imediato da dor.

2. Quando a ablação é indicada?

Indica-se o procedimento de ablação nervosa por radiofrequência em pacientes com dores crônicas que não melhoraram com o tratamento convencional ou em pacientes com lesões avançadas e que não podem ser submetidos a tratamento cirúrgico.

3. Quanto tempo dura o efeito da ablação nervosa?

O tempo de duração do alívio doloroso é variável, sendo em média de um ano, mas já foram observados efeitos de até 2 anos em alguns pacientes.

Back To Top