skip to Main Content

Artrose do Quadril

O que é artrose do quadril?

A artrose ou osteoartrite do quadril é um processo de degeneração da cartilagem que reveste a cabeça do fêmur e o acetábulo (região da bacia onde a cabeça do fêmur se encaixa), bem como de inflamação nessa articulação.

Artrose do Quadril | Dr. Felipe Bessa
Figura ilustrando um quadril normal na primeira imagem e um quadril com artrose na segunda imagem, evidenciada pelo desgaste da cartilagem articular tanto da cabeça do fêmur quanto do acetábulo e inflamação na articulação

Por que ela se desenvolve?

É uma doença que está associada a idade avançada e acomete mulheres com maior frequência do que homens.

Pode ocorrer em pacientes mais jovens como consequência de alguma doença no quadril, como displasia de desenvolvimento do quadril (antigamente chamada de luxação congênita do quadril), coxa vara, osteonecrose da cabeça do fêmur, ou fraturas do quadril, ou por consequência de alguma doença sistêmica, como a Artrite Reumatóide.

Condições como sobrepeso ou obesidade, atividades físicas extenuantes e fatores genéticos ainda não muito bem esclarecidos, também estão relacionados ao aparecimento da artrose no quadril.

Quais são os sintomas da artrose do quadril?

O principal sintoma da artrose do quadril é a dor, geralmente sentida na região da virilha. Inicialmente a dor ocorre em atividades como subir ou descer escadas, progredindo para caminhadas no plano, e em casos mais avançados da doença, pode aparecer mesmo em repouso.

Outros sintomas são perda da mobilidade no quadril afetado, dificuldade para caminhar, encurtamento da perna e limitação para atividades cotidianas e esportivas.

Como é o seu tratamento?

Seu tratamento se inicia com perda de peso, mudanças de atividades que desencadeiam a dor, uso de analgésicos, Fisioterapia e uso de apoios de marcha como muletas ou bengala.

Nos casos em que o tratamento inicial não é eficaz, pode ser feita a viscossuplementação, que é a infiltração intra-articular de ácido hialurônico. Em casos avançados ou que não melhoraram com o tratamento não cirúrgico, está indicada a prótese de quadril.

Pacientes que não podem ser submetidos a cirurgia, por apresentarem doenças graves, podem se beneficiar com a radioablação nervosa do quadril.

RX de Bacia | Dr. Felipe Bessa Na primeira figura visualizamos um RX de bacia que evidencia uma artrose inicial de quadril bilateral, em paciente com dor na região dos quadris. Tal paciente pode se beneficiar com a realização de viscossuplementação nos quadris.

Na segunda figura, visualizamos um RX de bacia que mostra uma artrose avançada do quadril direito, em paciente com dor intensa e limitações nessa articulação. Tal paciente deve ser submetido a uma prótese de quadril, para alívio da dor e melhora da função dessa articulação.

O tratamento ideal deve ser individualizado e definido após uma avaliação médica criteriosa.
Consulte um especialista em quadril.

Referências
Sociedade Brasileira de Quadril (https://www.sbquadril.org.br/o-que-e-artrose-desgaste-do-quadril/)
The Adult Hip – Callaghan, Rosenberg, Rubash

FAQ

Como curar artrose no quadril?

A artrose no quadril não tem cura, e sim tratamento. Casos leves e moderados podem ser tratados com Fisioterapia, medicações e infiltrações. Já em casos avançados o paciente precisa fazer a prótese de quadril.

Quem tem problema no quadril pode fazer academia?

Quem tem doenças no quadril pode e deve fazer fortalecimento, porém com cargas leves, respeitando a dor na articulação e com orientação de Fisioterapeuta ou Educador Físico.

Qual o melhor exercício para quem tem artrose no quadril?

Exercícios de fortalecimento leves, com movimento lento e sem impacto. Hidroginástica, caminhadas no plano e Fisioterapia são alguns exemplos.

Quem tem artrose no quadril pode correr?

A corrida não está indicada para pacientes com artrose no quadril, pois ela pode piorar o desgaste já existente na articulação.

Back To Top