skip to Main Content

Cisto subcondral no quadril

Cisto subcondral é um defeito ósseo logo abaixo da cartilagem, que aparece em articulações com artrose, e causam dor no paciente.

O que é?

Cistos subcondrais, ou cistos subcorticais como também são chamados, são áreas de perda óssea na região articular, como consequência de alterações degenerativas (artrose) na articulação acometida.

Portanto, cistos subcondrais no acetábulo (região da bacia onde se encaixa a cabeça do fêmur) ou na cabeça do fêmur são geralmente encontrados em pacientes com artrose do quadril, já em estágios moderado ou avançado, e que, portanto, devem ser submetidos ao tratamento específico para a artrose de quadril, seja com a viscossuplementação com ácido hialurônico nos casos moderados ou a prótese de quadril nos casos avançados. Entretanto, alguns pacientes podem apresentar cistos subcorticais no quadril (tanto no acetábulo quanto na cabeça do fêmur) mesmo sem ter artrose, ou apresentando artrose em estágio inicial.

Quais são os sintomas do cisto subcondral?

O principal sintoma referido por pacientes que apresentam cistos subcondrais é dor na região do quadril, sentida principalmente na região da virilha. Em alguns casos a dor pode ocorrer na região glútea, lateral do quadril ou na coxa.

Essa dor ocorre porque há uma falta de sustentação óssea na região articular do quadril, fazendo com que os pacientes apresentem esse sintoma principalmente ao andar ou correr, situações em que passa uma grande carga corporal pela articulação do quadril.

Como o cisto subcondral é diagnosticado?

O diagnóstico é feito obrigatoriamente com exames de imagem. Inicia-se a avaliação com a realização de radiografias simples de bacia e dos quadris afetados.

Cisto subcondral no quadril | Dr. Felipe Bessa
Na imagem vemos o RX de um paciente que apresenta um cisto subcortical no acetábulo do quadril direito (apontado pela seta), sem apresentar artrose avançada.

Caso as radiografias não identifiquem os cistos, o exame de Ressonância Magnética é o mais indicado para prosseguir a investigação, por ser capaz de identificar tanto diminutos cistos subcondrais no quadril, como possíveis outras patologias no quadril que podem apresentar sintomas semelhantes aos dos cistos subcondrais, como impacto fêmoro-acetabular, osteonecrose da cabeça do fêmur e lesão labral.

Cisto subcondral no quadril | Dr. Felipe Bessa
Imagem de Ressonância Magnética de quadril esquerdo evidenciando um grande cisto subcortical acetabular.

Como são tratados?

Nos casos em que o paciente é portador de cistos subcondrais no quadril sem a presença de artrose avançada, ele pode ser tratado com um procedimento pouco invasivo, chamado de subcondroplastia, sem a necessidade de ser submetido a prótese de quadril, que deve ser reservada para casos com alterações degenerativas mais avançadas nessa articulação.

O tratamento ideal deve ser individualizado e definido após uma avaliação médica criteriosa.
Consulte um especialista em quadril.

Referências
OrthoInfo
Mayo Clinic

FAQ

1. Qual o tratamento para cisto subcondral?

Cisto subcondral é uma alteração que acomete o osso próximo da superfície articular, em articulações com artrose. Portanto, na grande maioria das vezes, o tratamento é direcionado para a artrose, seja ele feito com prótese, infiltração de ácido hialurônico ou técnicas de medicina regenerativa. Entretanto, em alguns casos, em que não há artrose avançada, pode-se fazer um tratamento conservador, com Fisioterapia e analgésicos ou preencher o cisto com enxerto sintético, procedimento chamado de subcondroplastia.

2. Quais os sintomas do cisto no quadril?

Cisto no quadril, geralmente chamado de cisto subcondral ou subcortical, é na grande maioria das vezes um sinal de artrose no quadril. Portanto, seu principal sintoma é dor sentida na região da virilha, mas também pode ser sentida na região glútea, lateral do quadril ou coxa. Além disso, perda da mobilidade e crepitações no quadril podem estar presentes.

3. O que significa diminuto cisto subcortical?

Esse termo é frequente utilizado em laudos de Ressonâncias Magnéticas para descrever cistos subcondrais, que são falhas no osso logo abaixo da camada de cartilagem, em articulações já com alterações degenerativas, ou seja, artrose. Entretanto, ao ler esse termo o paciente não deve se desesperar, pois em grande parte das vezes, a artrose não é avançada. Entretanto, uma avaliação médica é essencial para orientar o paciente sobre o melhor tratamento para cada tipo de lesão.

4. O que é cisto Subcondral no Acetabulo?

Cisto subcondral no acetábulo é um defeito nosso do acetábulo, região da bacia onde se encaixa a cabeça do fêmur, formado pela penetração de líquido sinovial no osso, decorrente de uma lesão na cartilagem que recobre osso. Essa alteração é encontrada tipicamente em pacientes com artrose no quadril, mas em alguns poucos casos, pode aparecer mesmo em pacientes sem artrose, podendo ser tratada com a colocação de um enxerto para preenchimento do cisto, procedimento chamado de subcondroplastia.

Back To Top