Skip to content

Infiltração com Ácido Hialurônico – Viscossuplementação

A viscossuplementação é um tratamento que envolve a injeção de ácido hialurônico nas articulações, visando restaurar as melhorar as propriedades viscoelásticas do líquido sinovial, aliviando a dor e melhorando a mobilidade dos pacientes. Saiba mais neste artigo do Dr. Felipe Bessa!

Infiltração com ácido hialurônico - Viscossuplementação - Dr. Felipe Bessa

O que é a viscossuplementação?

Viscossuplementação é o procedimento no qual se faz a infiltração intra-articular (dentro da articulação) de uma medicação chamada ácido hialurônico.

O ácido hialurônico é uma substância que contém componentes da cartilagem e do líquido sinovial, líquido presente naturalmente em nossas articulações. Tais componentes são essenciais para que nossas articulações realizem os movimentos de forma natural e indolor.

Quando existe um processo de desgaste das articulações, chamado de artrose ou osteoartrite, ocorre uma degradação da cartilagem e uma diminuição do líquido sinovial, assim, gerando dor, perda de mobilidade e perda de função na articulação acometida.

Dessa forma, a aplicação do ácido hialurônico, que tem propriedades viscoelásticas, lubrificantes, anti-inflamatórias e de absorção de impacto, promove uma melhora importante da dor e da mobilidade nas articulações afetadas, levando a um incremento significativo na qualidade de vida dos pacientes.

Infiltração com Ácido Hialurônico – Viscossuplementação | Dr. Felipe Bessa
Imagem ilustrando a infiltração de ácido hialurônico em um quadril com artrose moderada, procedimento chamado de viscossuplementação.

 

Quando se indica a Viscossuplementação?

A viscossuplementação está indicada nos casos iniciais ou moderados de artrose do quadril ou do joelho, que não apresentaram melhora com o tratamento inicial, geralmente Fisioterapia, perda de peso, uso de bengala ou outro apoio de marcha e medicações analgésicas.

Esses pacientes se beneficiam com infiltrações intra-articulares do ácido hialurônico, apresentando uma melhora significativa da dor, mobilidade e função da articulação com desgaste.

RX de bacia evidenciando artrose inicial a moderada nos quadris
Na imagem vemos um RX de bacia evidenciando artrose inicial a moderada nos quadris. Tal quadro pode se beneficiar da infiltração de ácido hialurônico, aliviando a dor e melhorando a deambulação do paciente.

Além disso, pode-se combinar a infiltração do ácido hialurônico com a aplicação de analgésicos e corticoides, medicações com ação anti-inflamatória, diminuindo ainda mais a dor do paciente.

É importante salientar que pacientes portadores de artrose avançada no quadril não são candidatos a tal procedimento, uma vez que já houve um desgaste total da cartilagem articular. Tais pacientes, caso apresentem dores importantes, devem ser submetidos à prótese de quadril, cirurgia com um resultado fantástico nessas situações.

Quais são os tipos de ácido hialurônico?

Existem diversos tipos e marcas de ácido hialurônico disponíveis no mercado, e suas principais características são:

Origem: existem 2 principais formas de obtenção do ácido hialurônico:

  • Animal: geralmente da crista de galo; tendo uma chance um pouco aumentada de reações alérgicas
  • Sintética: causa menos reações alérgicas

Quantidade de aplicações:

  • Aplicações múltiplas: geralmente 3 ou 5
  • Aplicação única

Peso molecular: existem ácidos hialurônicos de baixo, médio e alto peso molecular, sendo que os de alto peso molecular tem melhores propriedades viscoelásticas e ação mais duradoura.

Dessa forma, minha preferência é pelos ácidos de origem sintética, aplicação única e alto peso molecular, para maior conforto, eficácia e segurança do procedimento.

Infiltração com Ácido Hialurônico – Viscossuplementação | Dr. Felipe Bessa
Imagens ilustrando alguns dos ácidos hialurônicos disponíveis no mercado, para aplicação nos joelhos e quadris.

Quanto tempo dura o efeito do ácido hialurônico?

Os benefícios da infiltração com ácido hialurônico podem durar de 6 a 12 meses. O período de duração do efeito depende do tipo de medicação utilizada, grau de artrose da articulação, nível de atividade e idade do paciente, além de outros fatores individuais.

Como a viscossuplementação é realizada?

Realiza-se a viscossuplementação do quadril na grande maioria das vezes no Centro Cirúrgico, sob sedação, para maior conforto e segurança do paciente. Isso permite que façamos o procedimento com auxílio de radioscopia (exame de imagem similar à radiografia) ou ultrassom, para que haja maior precisão no local de aplicação das medicações.

Viscossuplementação no Quadril | Dr. Felipe Bessa
Imagem mostrando a viscossuplementação sendo realizada no quadril no Centro Cirúrgico, com auxílio do ultra-som. A paramentação cirúrgica aumenta a segurança do procedimento, evitando infecções. Já a segunda figura, mostra a imagem de uma radioscopia, também guiando a infiltração no quadril.

Video ilustrando uma viscossuplementação no quadril sendo realizada guiada pelo ultra-som, evidenciando a entrada da agulha na articulação, e o líquido preenchendo o espaço articular.

O paciente recebe alta algumas horas após o procedimento, e vai para casa com restrições de atividades apenas nos dois primeiros dias após a infiltração.

A viscossuplementação dói?

Alguns pacientes podem apresentar dor leve, que cede com medicações analgésicas e compressas de gelo, enquanto outros pacientes não apresentam dor alguma após o procedimento.

Realiza-se a viscossuplementação de joelho no consultório, com mínimo ou nenhum desconforto para o paciente, ou no Centro Cirúrgico, quando realizada em conjunto com a viscossuplementação dos quadris.

É importante ressaltar que mesmo após a realização da infiltração de ácido hialurônico, o paciente deve manter outros cuidados com suas articulações, tais como atividades leves, preferencialmente supervisionadas por algum profissional da sáude, como Fisioterapeuta ou Educador Físico,  bem como uma alimentação equilibrada e medicações analgésicas quando necessário.

Todo tratamento deve ser individualizado e definido após uma avaliação médica criteriosa. Portanto, busque um especialista em quadril e descubra se a viscossuplementação é o tratamento mais indicado para você.

O Dr. Felipe Spinelli Bessa é um ortopedista especialista em Cirurgia do Quadril. Com as melhores especializações e sendo membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ), ele pode te ajudar!

Entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Felipe Bessa

Referências
Orthoinfo – Academia Americana de Ortopedia
Mayo Clinic 

FAQ

1. Quanto tempo dura uma infiltração no quadril?

O tempo médio de duração da viscossuplementação no quadril é de 6 meses, mas pode chegar a um ano em alguns casos.

2. Como é feita a infiltração no quadril?

A infiltração no quadril é geralmente feita no Centro Cirúrgico, com o paciente sedado, para maior conforto e uso da radioscopia ou ultra-som, que auxiliam na localização da injeção. No entanto, caso o paciente opte por fazer no consultório, pode-se fazer o procedimento guiado por ultrassom.

3. É normal sentir dor após infiltração?

Alguns pacientes podem sentir dor no local da infiltração, que pode ser leve ou moderada e pode durar de algumas horas até alguns dias. Entretanto a dor não costuma ser intensa ou limitante, e é facilmente controlada com medicações analgésicas e compressas de gelo.

4. Quando fazer infiltração?

A infiltração com ácido hialurônico (viscossuplementação) deve ser feita em pacientes portadores de artrose leve a moderada no quadril e/ou joelho, que não alcançaram melhora dos sintomas com tratamento conservador (Fisioterapia, analgésicos, perda de peso e uso de muletas).

Back To Top