Skip to content

Pré-operatório da Prótese de Quadril: Como devo me preparar?

O pré-operatório da Prótese de Quadril, inclui a realização de exames, consulta com Cardiologista e até mesmo fazer Fisioterapia, para obter um melhor resultado.

Introdução

A grande maioria dos pacientes que será submetida a uma cirurgia tem algumas dúvidas e até receios em relação a como se preparar da melhor maneira para a cirurgia.

Quando se trata da prótese de quadril, uma cirurgia de médio para grande porte, e que necessita de diversos cuidados, as dúvidas e receios podem ser ainda maiores.

Prótese de Quadril | Dr. Felipe Bessa
RX e imagem ilustrando a prótese de quadril, cirurgia que requer alguns cuidados antes de sua realização, para otimizando dos resultados e redução de complicações.

Neste texto vamos abordar os cuidados que devem ser tomados antes da cirurgia, para que o melhor resultado seja obtido.

Caso o interesse maior seja na recuperação da cirurgia, o artigo Como é a recuperação da prótese de quadril? aborda em detalhes esse tema.

Escolha do cirurgião

Um dos pontos mais importantes é que essa cirurgia deve ser realizada por um Médico Especialista em Quadril. Atualmente, a Ortopedia está dividida em diversas especialidades, entre elas, a Cirurgia do Quadril.

O objetivo dessa divisão é que as cirurgias sejam realizadas por médicos especialistas nessa articulação, uma vez que eles entendem em detalhes as principais características da articulação em questão, e são tecnicamente mais preparados que o Ortopedista geral para a realização de uma cirurgia dentro da sua área de atuação.

Portanto, pacientes portadores de problemas no quadril, devem ser tratados por especialistas em quadril!

Avaliação clínica pré-operatória da prótese de quadril

Todo paciente em programação de artroplastia de quadril deve realizar uma avaliação pré-operatória com Cardiologista, que além da consulta habitual, irá avaliar exames de sangue e cardiológicos para garantir que o paciente apresenta boas condições clínicas para a cirurgia.

Eletrocardiograma: avaliação pré-operatória da prótese de quadril | Dr. Felipe Bessa
O eletrocardiograma é um exame pedido de rotina na avaliação pré-operatória da prótese de quadril.

Além da consulta com Cardiologista, caso o paciente faça acompanhamento com alguma especialidade diferente (Pneumologista, Endocrinologista, Neurologista etc…), esse especialista também deve ser consultado antes da realização da cirurgia, para fornecer orientações específicas, e pedir exames relevantes para a programação cirúrgica.

Medicações de uso habitual

Boa parte das medicações de uso habitual devem ser mantidas até a véspera da cirurgia.

No dia da cirurgia, medicações para diabetes, incluindo insulina, não devem ser administradas.

Anticoagulantes devem ser suspensos antes da cirurgia, bem como o uso da aspirina (AAS), que devem ser substituídos pela enoxaparina (Clexane®). O momento da suspensão varia entre cada uma das medicações, e deve ser informado pelo Cardiologista.

Mais recentemente, uma medicação que ganhou popularidade e merece atenção é o Ozempic®, medicação injetável para auxiliar na perda de peso. Ele deve ser suspenso 3 semanas antes da cirurgia.

Medicações imunossupressoras, muito utilizadas no tratamento de doenças reumatológicas (auto-imunes), devem ser suspensas por pelo menos um ciclo de aplicação (Exemplo: se a medicação é aplicada a cada 3 semanas, a última aplicação deve ser feita com pelo menos 3 semanas de antecedência da cirurgia).

Medicações de uso habitual devem ser suspensos durante fase pré-operatória da Artroplastia do Quadril

Quais exames do quadril deve term mãos no 

Durante o período pré-operatório da Prótese de Quadril, é essencial que o paciente disponha de exames atuais do quadril a ser operado. Isso evita surpresas na hora da cirurgia.

Além disso, deve ser solicitado um RX impresso em escala 100% (tamanho real do paciente), para a realização do planejamento pré-operatório, importante para a utilização do tamanho correto da prótese em cada paciente.

Esse RX pode ser substituído por um RX digital, caso o planejamento digital esteja disponível.

Template pré-operatório da prótese de quadril | Dr. Felipe Bessa
Imagem de template pré-operatório, para garantir maior acurácia na colocação da prótese de quadril.

A Ressonância Magnética não é necessária nem para o diagnóstico de artrose avançada e nem para o planejamento da prótese de quadril.

Fisioterapia pré-operatória

A Fisioterapia durante o período pré-operatório da prótese de quadril (artroplastia de quadril) é uma atividade recomendada, e tem como principais objetivos:

  • condicionar a musculatura antes mesmo da cirurgia, facilitando a recuperação pós-operatória
  • realizar treino de marcha, para que o paciente já se habitue a usar muletas e/ou andador, que serão utilizados após a cirurgia
  • orientações em relação aos movimentos permitidos e proibidos após a colocação da prótese de quadril

Fisioterapia antes da artroplastia de quadril é uma atividade recomendada

Falando em termos de analgesia e mobilidade, a Fisioterapia pré-operatória tem pouca capacidade de aliviar a dor e melhorar a mobilidade do quadril em casos de artrose avançada, com indicação de prótese de quadril, tendo um papel pouco relevante nesses quesitos.

Hábitos de vida do paciente

Pacientes que têm hábitos de vida saudáveis, com prática regular de atividades físicas, alimentação balanceada, peso adequado e que não fumam, tendem a ter uma recuperação pós-cirúrgica mais tranquila e com menor índice de complicações.

Portanto, além de ter uma dieta saudável e realizar condicionamento muscular antes da cirurgia, outras recomendações são:

  • Perda de peso em pacientes obesos: a obesidade está relacionada a maior chance de complicações como problemas de cicatrização da ferida operatória e infecção pós-operatória. Em casos de obesidade importante, no qual o paciente tem muita dificuldade em perder peso, pode-se recomendar a cirurgia bariátrica antes da prótese, para redução dos riscos.
  • Desnutrição: da mesma forma que a obesidade, desnutrição também está relacionada a maiores complicações no pós-operatório, e deve ser corrigida antes da cirurgia.
  • Cessação do tabagismo: recomenda-se parar de fumar por 30 dias antes da cirurgia, também para evitar complicações com a ferida operatória e infecção.
  • Controle do Diabetes Mellitus: essa doença também aumenta os riscos da cirurgia se não estiver adequadamente controlada. Manter níveis adequados de glicemia e de hemoglobina glicada próximos a cirurgia, são essenciais para um melhor resultado após a prótese de quadril.

Jejum para a cirurgia de prótese de quadril

Assim como qualquer outra cirurgia, a prótese de quadril necessita ser feita com o paciente em jejum.

Entretanto, esse tópico evoluiu ao longo dos anos e existem novos protocolos para que o paciente tenha mais conforto e menos desidratação no dia da cirurgia.

Sendo assim, para comidas, o paciente deve ficar 8 horas sem comer antes da cirurgia. Já para líquidos, o paciente precisa ficar apenas 4 horas sem ingestão líquida. Nossa equipe recomenda ingerir uma garrafa de Gatorade de 500ml, 4 horas antes da cirurgia, melhorando a sensação de sede, desidratação e náuseas antes e depois da cirurgia.

Controle de dor antes da cirurgia

O grau de dor apresentado pelos pacientes nas semanas antes da cirurgia é muito variável, sendo que alguns pacientes têm dor moderada, enquanto outros tem dor muito intensa.

Sabemos que pacientes que apresentam alto nível de dor, tendem a ter mais dor após a cirurgia, bem como os que estão usando muitas medicações analgésicas, principalmente opioides (codeína, tramadol, morfina…), tendem a ter um controle da dor mais difícil após a cirurgia.

Dessa forma, é interessante tentar reduzir a dor antes da cirurgia com medicações não opioides e com outras modalidades, como Fisioterapia, Acupuntura e compressas.

Aparelhos para adquirir no período pré-operatório da prótese de quadril

Após a cirurgia, o paciente terá que usar muletas ou andador, dependendo de qual ele se adapta melhor. Além disso, em alguns casos, é recomendado que o paciente tome banho sentado e não sente em vasos sanitários muito baixos após a cirurgia.

Após a cirurgia, o paciente terá que usar muletas ou andador

Sendo assim, a utilização de cadeira de banho ou extensor de vaso sanitário nas primeiras semanas após a cirurgia é recomendada, e o ideal é que esses aparelhos sejam adquiridos antes da internação.

Exemplos de cadeia de banho ou cadeira higiênica

Exemplos de cadeia de banho, ou cadeira higiênica como também é chamada, e extensor de vaso sanitário, que pode ter os apoios laterais ou não.

A prótese de quadril é uma das cirurgias com melhor resultado nos dias de hoje, tanto que foi eleita a Cirurgia do Século. Para melhorar ainda mais os seus resultados, o preparo adequado do paciente é fundamental, necessitando da participação ativa de toda a equipe responsável pela cirurgia.

Todo tratamento deve ser individualizado e definido após uma avaliação médica criteriosa.
Consulte um especialista em quadril.

Referências
Sociedade Brasileira de Quadril
Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
OrthoInfo

FAQ

1. Quando é necessário colocar prótese no quadril?

A principal situação que requer a colocação de prótese no quadril é uma artrose avançada, que causa dor importante e limitações ao paciente portador da artrose. Outras indicações são a presença de osteonecrose da cabeça do fêmur e fratura do colo do fêmur.

2. O que fazer antes da cirurgia no quadril?

Pacientes que serão submetidos a uma cirurgia no quadril, principalmente a colocação de prótese, devem iniciar um preparo muscular antes mesmo da cirurgia, para facilitar a recuperação pós-operatória, além da avaliação pré-operatória, para que a cirurgia seja realizada de maneira segura.

3. Qual a idade máxima para realizar uma prótese de quadril?

Essa é uma preocupação frequente, mas não existe uma idade limite para que o paciente possa ser submetido a prótese de quadril. Inclusive, essa é uma cirurgia feita na maior parte das vezes em pessoas idosas. O mais importante é que o paciente apresente uma boa saúde, com condições clínicas adequadas para evitar complicações relacionadas a cirurgia. Em alguns casos de urgência, como fraturas de colo do fêmur, essa cirurgia é realizada em pacientes próximos da casa dos 100 anos de idade.

Back To Top